Alegres na esperança - 2º CD Ecuménico Jovem

cd1"Alegres na esperança" (Rom. 12,12). Com este tema se marcava, em 2008, uma década sobre o início de um caminho ecuménico feito entre e com os jovens, ao celebrar-se, em Leiria, o X Fórum Ecuménico Jovem. A aventura começara em 1999, com um pequeno grupo de representantes de quatro Igrejas (Metodistas, Católicos Romanos, Lusitanos e Presbiterianos) que, entusiasmados com a recente Assembleia Europeia Ecuménica de Graz, na Áustria (1997), desejavam que este sonho de uma crescente aproximação e reconciliação entre as Igrejas chegasse também aos jovens e fosse por eles acolhido como desafio e tarefa. Do caminho percorrido nasceram, peregrinações, um 1 CD Ecuménico, um campo de trabalho numa Casa de Saúde...

Mas fazer memória implica, ao jeito de Jesus, dispor-se a retomar sempre o caminho, a recomeçar com renovada criatividade. A música é uma das formas mais belas e expressivas de nos dizermos, naquilo que somos, acreditamos, vivemos ou procuramos. Por isso, um grupo de mais de meia centena de jovens, oriundos das várias Igrejas cristãs empenhadas neste esforço ecuménico, retomou o projecto de escolher algumas das composições que, nas celebrações que acontecem nas suas comunidades ou na vida dos seus grupos, expressam a sua fé, falam da sua procura e, assim cremos, podem ajudar outros a encontrarem-se com Jesus.

Esta foi e é, em si, uma experiência bela e um sinal. Na partilha dos dons que cada um trouxe, no encontro com o outro, no cantar em conjunto, na disponibilização de recursos, na confluência de esforços em torno de um mesmo propósito. Que ela encoraje as nossas Igrejas, as nossas comunidades, cada um dos que nelas procuram seguir Jesus, a envolver-se e a tomar a sério o Seu desejo de um povo de discípulos e discípulas que vivem no mundo reconciliados entre si como testemunho do Seu amor.

"Alegres na esperança". Este é o ritmo da juventude e é o ritmo de cada cristão, que acolhe a alegria de ser amado por Deus, e por isso, descobre a esperança que o lança para a luta por um mundo mais justo e fraterno. O "ainda não" que hoje dolorosamente ainda constatamos não nos desanima, pois sabemos que o que nos une é mais importante do que aquilo que ainda nos separa e que isso sustenta e dá profundidade a este caminho. Porque é o Senhor, que pede que "todos sejam um" (Jo. 17,11), quem nos desafia. É ele quem funda a nossa alegria e rasga aos nossos pés os caminhos da esperança.

Imagens do CD

cd2_01

cd2_03

cd2_04

cd2_05

cd2_06

cd2_07

cd2_08