XI Fórum Ecuménico Jovem no Montijo
- Detalhes
- Criado em terça-feira, 27 outubro 2009 12:14
- Publicado em terça-feira, 27 outubro 2009 12:14
- Escrito por: Pe Tony Neves
O desafio da Reconciliação global
‘Reconciliai-vos!’ – foi o grito de S. Paulo que se tornou o lema do XI Fórum Ecuménico Jovem, realizado no Centro Paroquial do Montijo, a 24 de Outubro, com a presença de 150 jovens vindos de todo o país.
As palavras de Boas Vindas foram do P. Carlos Rosmaninho, Pároco do Montijo, que criou todas as condições para acolher bem os jovens das Igrejas Católica, Lusitana, Medotista e Presbiteriana, que organizaram o Fórum.
O P. J. Manuel Pereira de Almeida, Pároco de S. Isabel (Lisboa) e Assistente da Comissão Nacional Justiça e Paz, abordou o tema da Reconciliação a partir do Evangelho de S. Lucas, pegando na Parábola dos Dois Filhos e na história de Zaqueu. Valorizou o grande abraço do Pai e o convite para a festa, salientando a experiência de Zaqueu que percebeu uma nova forma de viver: a vida que vale é a que é dada aos outros. Depois, lançou pistas de reflexão para o trabalho em pequenos grupos.
O almoço foi partilhado e festivo, iniciando a tarde com um filme sobre o Montijo e as palavras de D. Gilberto Reis, Bispo Católico de Setúbal (que recordou aos jovens que é muito mais o que nos une que aquilo que nos separa) e de D. Sifredo Teixeira, Bispo Metodista e Presidente do Conselho Português das Igrejas Cristãs, COPIC (que considerou estes jovens portadores de uma mensagem de reconciliação, sinal de esperança). O Pastor Salvador, Presidente da Comissão Executiva da Igreja Presbiteriana, também deixou uma palavra de incentivo aos jovens. D. Manuel Felício, em nome da Igreja Católica, enviou uma mensagem a dar graças a Deus ‘por este importante sinal de comunhão entre cristãos e comunidades cristãs com diferentes tradições e experiências de Fé’.
Cinco workshops permitiram aos jovens reflectir sobre a reconciliação com Deus, consigo mesmo, com os outros, entre as Igrejas e com a criação. Foi um tempo forte de partilha, de diálogo, de aprofundar conhecimentos, que os jovens apreciaram muito.
O ponto alto foi a Celebração Ecuménica de Envio, com a Cruz, a Bíblia e o Arco-Íris como símbolos de uma reconciliação que é urgente continuar a construir.
Duas novidades marcam a caminhada ecuménica jovem em Portugal: a abertura do site www.ecumenismojovem.org e a gravação de um novo CD ecuménico, pronto até ao fim do ano.
O XII FEJ vai realizar-se em 2010.
Pe Tony Neves
Equipa Ecuménica Jovem
Igreja Católica Romana; Igreja Lusitana – Anglicana; Igreja Metodista; Igreja Presbiteriana
Fotografias