Convite aos jovens - XXII FEJ

Jovens e ecumenismo: a urgência de construir pontes

Há não muito tempo, as nossas televisões encheram-se de notícias sobre a construção de muros que visavam proteger as nações e, em nome da segurança interna, tudo se fez para não acolher ou deportar os que chegavam em busca de paz, de melhores condições de vida, da possibilidade de voltarem a sonhar. O Mediterrâneo, que foi um mar que uniu, durante muitos séculos, países e continentes, tornou-se um muro, uma barreira, para homens, mulheres e crianças que fogem da fome, da violência, da guerra. Mesmo a mais recente pandemia obrigou-nos a ficar em casa, proibiu os abraços, o toque, a festa.

Mas também é verdade que todas estas circunstâncias suscitaram a coragem e a criatividade de muitos que, superando muros e barreiras, procuraram acolher, cuidar, fazer chegar aos que estão sós a sua solidariedade, mesmo ao ponto de darem a sua vida.

Este ano, as nossas Igrejas convidam-te a participares no Fórum Ecuménico Jovem, um encontro de jovens e para jovens cristãos. Convidam-te a deixares-te desafiar por Jesus, que convida os seus discípulos a passarem para a outra margem, sabendo que Ele sempre os acompanha, mesmo nos momentos mais complicados. Estarias disposto a participar, a sair da tua realidade para descobrires e te deixares descobrir por outros jovens cristãos?

Há 20 anos, as Igrejas da Europa assinaram uma Carta Ecuménica com os desafios que então se punham aos cristãos na Europa. Os últimos anos trouxeram realidades novas. Acreditamos que os jovens também devem ter uma palavra a dizer sobre onde acham que, juntos, podiam dar um testemunho da sua fé em Cristo. Gostaríamos de ouvir a tua voz, num dia de caminho, de partilha, de festa.

Queres vir participar? Será então na cidade do Porto, no dia 18 de Setembro. Reserva a data e vai ficando atento às redes sociais. Além disso, as inscrições são limitadas e será necessário fazer uma inscrição prévia. Não percas esta oportunidade!

Download PDF