Estará Cristo Dividido? - CREU-IL

No dia 12 de março de 2019 realizou-se no CREU - Centro de Reflexão e Encontro Universitário um encontro com 200 jovens que tiveram oportunidade de ouvir Bispos de três igrejas: D. Armando Esteves - Igreja Católica Romana, Sifredo Teixeira - Igreja Metodista Portuguesa; D. Jorge Pina Cabral - Igreja Lusitana - Comunhão Anglicana. Foi um encontro em que se abordou os temas como a Criação, a Sexualidade ou a posição da Mulher e Leigos em cada Igreja e alguns elencados pelos jovens no público como a questão do divórcio na visão de cada Igreja ou importância de Maria.

A noite começou com uma contextualização histórica da reforma na europa e em portugal realizada por António Manuel Silva arqueólogo e historiador ligado ao Instituto Anglicano de Estudos Teológicos.
Após este enquadramento, num espírito muito relaxado e harmonioso, os Bispos foram sucessivamente comentando os temas apresentados pelos moderadores: António Rosa (animador do CREU) e Catarina Sá Couto (SJIL).
Todos os presentes conseguiram concluir que há muito mais do que une as igrejas do que aquilo que as divide e que o Espírito Santo de Deus atuou e vem atuando nas diversas confissões segundo as caraterísticas de cada uma.
O respeito e amor cristão que os Bispos se trataram durante toda a sessão, mesmo quando contavam a suas diferenças, foi um exemplo para todos os jovens de como viver na diversidade e união em Cristo.